Sporting: Paulinho entra nas contas para o Sturm Graz
Avançado deve voltar à titularidade depois de ter começado no banco com o Moreirense; trio com Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres na calha para o jogo com o Sturm Graz
Surpresa no jogo com o Moreirense, Paulinho começou no banco de suplentes. Mas prepara-se para entrar nas contas de Rúben Amorim e voltar à titularidade no jogo desta quinta-feira, com o Sturm Graz, na 1.ª jornada da fase de grupos do Liga Europa. Deve então juntar-se a Gyokeres e com o apoio de Pedro Gonçalves no trio de ataque goleador dos leões.
«Pensávamos que o Moreirense ia jogar com uma linha de quatro, como fez nos jogos contra FC Porto e SC Braga, mas não o fez. Com linha de quatro pensei que eles se sentiriam mais confortáveis com duas referências, então colocámos só uma e jogadores mais móveis para dificultar. A ideia nem sempre funciona, porque eles vieram com uma linha de cinco e se calhar tinha dado mais jeito duas referências… o futebol é mesmo assim. Mas construímos sempre a equipa para vencer o jogo. Viemos de uma paragem, não interessa descansá-los agora, interessa descansá-los quando eles estão cansados. Escolhi a melhor equipa, essa foi a ideia», assim explicou Rúben Amorim por que não lançou Paulinho de início no domingo, no encontro com os cónegos que os leões acabariam por vencer por 3-0 — o camisola 20 entrou aos 75’ para o lugar de Edwards, precisamente o jogador que ocupou a sua vaga no onze.
Segue-se a Liga Europa e o regresso de Paulinho à equipa é cenário esperado. Com ele na frente no lugar do inglês, Rúben Amorim reedita a tripla ofensiva que utilizou de início em dois dos cinco jogos já realizados — na 3.ª jornada, 1-0 com o Famalicão; na 4.ª jornada, 1-1 com o SCBraga. E por sinal trio compostos por elementos goleadores: exceção ao golo de Diomande na última jornada, o terceiro no 3-0 ao Moreirense, e o primeiro desse encontro, o 1-0 de Morten Hjulmand, todos os outros tentos leoninos esta temporada tiveram a assinatura de um dos três, ou seja, oito em dez — tudo começo na primeira jornada com dois golos de Gyokeres e um de Paulinho, decisivo para desempatar o 2-2 já no tempo de compensação; nas duas jornadas seguintes só deu Paulinho, dois golos no 2-1 ao Casa Pia e um no 1-0 ao Famalicão; na jornada 4, golo de Pedro Gonçalves, no 1-1 no terreno do SC Braga; no domingo foi Gyokeres quem marcou.
O jogo da Áustria é o primeiro do leão esta época que não conta para o campeonato. A Liga Europa a começar fora de portas para um leão que, mesmo assim, vai apresentar-se com ímpeto atacante, daí o cenário do regresso de Paulinho ganhar força, para força ter o leão no ataque.