O feito histórico de Rúben Amorim: o primeiro treinador a ‘bisar’ pelos ‘leões’ desde 1966
Rúben Amorim é o quinto treinador a conseguir ganhar mais do que um campeonato de futebol pelos 'leões' na carreira, igualando um feito apenas conseguido por Joseph Szabo, Cândido de Oliveira, Randolph Galloway e Otto Glória.
O treinador português, atrás apenas de Szabo na lista de técnicos com mais jogos pelo clube, fica ainda com um repto ‘curioso’ que a história do clube lhe deixa, uma vez que tanto o húngaro como o inglês conseguiram pelo menos três títulos pelo emblema de Alvalade, sucedendo ainda a Cândido de Oliveira como o segundo ‘bi’ português ‘verde e branco’.
Começando por Szabo, o antigo médio internacional nascido em 1896, 10 anos antes de o Sporting ser fundado, fez carreira como jogador, primeiro no Ferencváros do seu país e, depois, na Madeira (Nacional e Marítimo), passando também pelo FC Porto.
Foi aí que começou a carreira de treinador, primeiro ao mesmo tempo que era jogador, entre o final dos anos 1920 e início dos anos 1930, colecionando campeonatos do Porto e um campeonato de Portugal, trazendo Pinga para o clube em que se tornou ícone e saindo, depois, para o Sporting de Braga.
Ficou com a ‘fama’ de ter levado as camisolas vermelhas para Braga, depois de um estágio em Londres em que se terá ‘inspirado’ no Arsenal (fazendo com que o clube minhoto seja conhecido por ‘arsenalista’ ainda hoje), antes de ‘aterrar’ em Alvalade, em 1936/37.
Ganhou o primeiro campeonato nacional do Sporting em 1940/41, entre outros títulos, e inscreveu o seu nome na história do ‘leão’, mas não ficou por aí, porque somou mais outro em 1943/44, um ‘bi’ por certo inédito à data.