Golo de letra de Nuno Santos é candidato ao Prémio Puskás
Jogador do Sporting do Sporting é um de 11 nomeados para o prémio da FIFA.
A FIFA anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta sexta-feira, a lista de candidatos à edição de 2023 do Prémio Puskás, na qual o destaque vai para a inclusão do nome de Nuno Santos, do Sporting.
O canhoto de 28 anos entra na contenda graças ao lance magistral assinado a 12 de março, quando, à passagem dos 17 minutos, marcou, de letra e a passe de Youssef Chermiti (que, entretanto, partiu rumo ao Everton), o golo que abriu caminho ao categórico triunfo conquistado sobre o Boavista, por 3-0, na 24.ª jornada da I Liga.
“Parecia haver poucas esperanças de Nuno Santos marcar quando a bola lhe chegou à beira da marca de penálti, com quatro defesas a bloquear o caminho para o golo. No entanto, o ala português do Sporting não se deixou negar, produzindo uma ‘rabona’ ambiciosa de pé esquerdo que deixou a defesa e o guarda-redes especados enquanto acariciou a parte interior do poste rumo à rede”, descreve o organismo.
O internacional sub-21 português concorre para a distinção de melhor golo do ano com Álvaro Barreal (pelo FC Cincinnati), Linda Caicedo (pela seleção colombiana), Julio Enciso (pelo Brighton), Seong-jin Kang (pela seleção sul-coreana de sub-20), Sam Kerr (pela seleção australiana), Brian Lozano (pelo Atlas FC), Guilherme Madruga (pelo Botafogo FC-SP), Iván Morante (pelo UD Ibiza), Askhat Tagybergen (pela seleção cazaque) e Bia Zaneratto (pela seleção brasileira).
As votações já se encontram abertas, sendo que o vencedor será formalmente anunciado na gala The Best, organizada pela FIFA, cuja data ainda não é conhecida.