Benfica ignora milhões italianos por Rafa e repete ‘novela’ Grimaldo
Avançado português acabou por ficar na Luz para o que resta da temporada, pese embora o grande interesse da Lazio em levá-lo já em janeiro. Ainda assim, o jogador de 30 anos deve mesmo abandonar Lisboa no final da temporada.
A continuidade de Rafa Silva no Benfica para lá desta época é quase impossível. Apesar dos esforços do clube da Luz para manter o avançado português – recentemente foi noticiado que as águias iam fazer uma última proposta para renovar contrato com o jogador de 30 anos – a mudança de ares é quase certa para o ex-Sporting de Braga.
Em final de contrato com o Benfica, o antigo internacional por Portugal já deu a entender que vai deixar o emblema lisboeta no próximo verão. Foi após uma vitória caseira contra o Famalicão que o jogador, de 30 anos, abriu a porta à saída da Luz. “É um prazer jogar no Benfica. Quero agradecer aos meus colegas por partilhar estes momentos, é disto que vou ter saudades”, frisou o avançado, que nesse jogo atingiu as 300 partidas de águia ao peito.
De lá para cá muito se escreveu sobre a saída ou não de Rafa Silva já no mercado de inverno. Confrontado com as declarações do seu jogador, Roger Schmidt garantiu que o avançado não ia sair em janeiro. Mas a verdade é que foram vários os rumores que indicaram nesse sentido.
O interesse mais veemente foi mesmo o da Lazio. Reacendendo um interesse antigo, o clube da capital italiana fez o tudo por tudo para contar com Rafa Silva. Contudo, o Benfica fez saber que só deixaria sair o seu jogado caso o emblema romano pagasse entre oito a dez milhões de euros pelo avançado. A formação laziale não chegou aos números pedidos pelas águias e o ex-Sporting de Braga acabou mesmo por ficar na Luz neste mercado de inverno, que fechou às 00h00 de quarta para quinta-feira.
O interesse do Qatar e a repetição da ‘novela’ Grimaldo
Ainda que Rafa Silva tenha ficado mais seis meses em Lisboa, a saída é um dado quase certo. Nos últimos meses, foram noticiadas várias propostas chorudas oriundas de clubes do Médio Oriente e que colocariam o salário do camisola 27 das águias em patamares que o Benfica nunca conseguiria alcançar. Os qataris do Al-Sadd estão de olho na contratação sem custos do antigo internacional português.
Apesar dos esforços envidados pela SAD liderada por Rui Costa para impedir este cenário da saída, é quase certo que o Benfica não evitará a repetição do que aconteceu com o dossiê de Grimaldo. Em final de contrato com o Benfica, o espanhol saiu a custo zero para o Bayer Leverkusen no passado verão e assumiu-se como um dos indiscutíveis dos alemães que vão liderando a Bundesliga.
Aos 30 anos, Rafa Silva vive um bom momento de forma e é um dos esteios de Schmidt no Benfica nos últimos jogos. Além de ser o melhor marcador da equipa com 12 golos, o ex-Sporting de Braga conta com 11 assistências. No Benfica desde 2016, o avançado já conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira.