‘Outra vez tu?’. Histórico António Silva volta a tocar a ‘flauta mágica’
Internacional português irá reencontrar o RB Salzburgo, que derrotou na final da UEFA Youth League conquistada pelos encarnados. Do lado dos austríacos estarão três adversários nesse encontro.
O encontro de quarta-feira entre o Benfica e o RB Salzburgo no Estádio da Luz não marcará apenas o reencontro de Roger Schmidt com a equipa que treinou entre 2012 e 2014. Também o jovem António Silva vai medir forças com um velho conhecido.
Pode até mesmo dizer-se que o internacional luso vai volta a tocar a ‘flauta mágica’ contra o clube da cidade do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. É que o jovem, de 19 anos, já sabe bem o que é vencer este clube austríaco. E até lhes ‘roubou’ um título.
Recuemos a 25 de abril de 2022. No Dia da Liberdade em Portugal, o clube da Luz trouxe para casa aquela que foi a primeira UEFA Youth League do palmarés. Sob o comando de Luís Castro, as águias golearam os austríacos por expressivos 6-1. Nessa tarde de glória para os lisboetas, António Silva foi titular ao lado de Tomás Araújo, também ele membro do plantel principal, e de Rafael Rodrigues, que costuma treinar com os seniores.
Três ‘velhos conhecidos’ do lado adversário
E é com este encontro no pensamento que o cinquentenário António Silva vai voltar a ver algumas das caras que ‘vergou’ na Liga dos Campeões juniores. São os casos de Dijon Kameri, Samson Baidoo e Roko Simic. Todos titulares na final vencida pelos encarnados.
Dos três, o croata Simic é, provavelmente, o maior dos talentos. Titular na maioria dos jogos dos austríacos nesta temporada, o camisola 23 do RB Salzburgo vem de dois golos na recente vitória contra o Rapid Viena. No meio campo, Dijon Kameri é um dos talentos da equipa e já anotou um golo esta época – conta com duas assistências também. O jovem Samson Baidoo também já parece ter encontrado o seu lugar na defesa austríaca.
Histórico positivo com austríacos
O encontro terá também um carácter especial para Roger Schmidt. O treinador alemão vai reencontrar o clube onde venceu o primeiro título da sua carreira. Em 2013/14, o técnico germânico guiou o RB Salzburgo ao primeiro de 10 títulos da Áustria consecutivos, saindo, na época seguinte, para o Bayer Leverkusen.
Esta será também primeira vez que o Benfica enfrenta o campeão austríaco, mas o histórico contra equipas deste país do centro da Europa é positivo. No total de oito duelos oficiais, a contar para as competições europeias, os encarnados levam um salto de cinco vitórias contra três empates. Áustria Viena, Rapid Viena e Innsbruck mediram forças com as águias nestes encontros.