Diomande é o leão que chega mais desgastado das seleções
Central totalista nos dois jogos da Costa do Marfim e terá mesmo de parar por castigo; Amorim terá em conta tempo jogado nas seleções para decidir onze para a Taça; Franco Israel último a chegar mas deve ir a jogo; As contas dos internacionais leoninos
Terminados os compromissos das seleções é tempo de fazer o balanço do desempenho dos nove internacionais do Sporting. Dos cinco habituais titulares, destaque para o defesa-central costa-marfinense Ousmane Diomande, titular nos empates contra Marrocos (1-1) e África do Sul (1-1), por ser o único a somar 180 minutos de utilização.
Visto como uma peça chave na defesa do Sporting para a presente época, Diomande foi titular nos 10 jogos oficiais já realizados pelos leões e é o terceiro jogador do plantel com mais minutos de campo (852 minutos no total) ficando apenas atrás de Gonçalo Inácio e António Adán, ambos com 900 minutos jogados. Todas estas condicionantes, aliado ao tempo de viagem de regresso a Portugal, condicionariam a sua utilização no jogo do próximo sábado contra o Olivais e Moscavide, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, mas Amorim vai ter mesmo de o poupar pois cumpre castigo depois de ter sido expulso frente ao Arouca.
Quem pode vir a ser poupado é Gonçalo Inácio. Suplente contra a Eslováquia, o defesa central cumpriu a sua quarta internacionalização contra a seleção da Bósnia, jogando os 90 minutos e assistindo Bruno Fernandes para o terceiro golo português.
Procurando conquistar o seu espaço na equipa principal, Geny Catamo foi o segundo jogador leonino mais utilizado, tendo cumprindo um total de 159 minutos no empate da seleção de Moçambique contra Angola (1-1) e na derrota contra a Nigéria (3-2), de José Peseiro. Nesta última partida, foi de sua autoria o golo que abriu o marcador (minuto 9) e a assistência (59’) para o segundo golo dos mambas.
Tanto Morita como Gyokeres jogaram o último dos dois jogos realizados pelas suas respetivas seleções. O internacional nipónico jogou os 90 minutos na vitória contra a Tunísia (2-0) e o avançado sueco marcou o único golo no empate, agora cancelado, contra a seleção da Bélgica.
Ao serviço dos sub-21, Dário Essugo jogou apenas 67 minutos na goleada, por 6-1, contra a seleção da Bielorrússia, podendo aproveitar o contexto Taça para somar os primeiros minutos no conjunto principal dos leões. Hjumand (Dinamarca), Israel (Uruguai, último a entrar em ação e a chegar a Alcochete mas com boas possibilidades de ir a jogo no sábado) e Eduardo Quaresma (Portugal sub-21) não foram utilizados pelas suas seleções.